sábado, 18 de junho de 2011

O que é Psicologia?

 É a área da ciência que estuda o comportamento e os processos mentais dos indivíduos. Cientificamente, os estudos psicológicos aliam-se a áreas sociais, cognitivas e da saúde. Sendo objeto de estudo da psicologia a mente e o comportamento humano, individual e socialmente, pode-se dizer que estabelece relação com toda área de conhecimento onde há atuação humana.

Na sua relação com as ciências sociais, a psicologia desempenha papel auxiliar em estudos sociológicos e antropológicos, pois também leva em consideração o comportamento humano em grupos, a influência cultural e organização em sociedade, que são fatores determinantes na estruturação do psiquismo.

Com relação ao cognitivo, a Psicologia estuda os processos mentais que determinam o comportamento de cada indivíduo, suas emoções, sensações, sentimentos etc., com o objetivo de intervir para a melhora da relação do mesmo com o meio. Sabemos que fatores psicológicos podem ser causa de patologias e males físicos. Nesses casos, se estabelece relação direta da psicologia com as áreas da saúde, pois as duas intervêm paralelamente na melhora da saúde mental e física dos indivíduos.   

A psicologia como ciência contribui para o aperfeiçoamento e para a descoberta de novos saberes com relação à psique humana, estando o estudo da psicologia muitas vezes relacionado com as diferentes formas de relação dos sujeitos consigo mesmo, com os demais e com o ambiente. A sociedade como um todo, assim como o ambiente, contribuem para a formação do psiquismo humano.

Por sua vez, a psicologia como ciência está intrinsecamente relacionada à psicologia como profissão, pois as várias áreas de atuação da psicologia contribuem para a multiplicidade no campo de pesquisa relacionada ao ser humano. 

A área de atuação profissional, por ser muito ampla e bastante variada, como atuações em instituições de ensino, em hospitais promovendo a melhora da saúde dos enfermos, em empresas atuando no setor de departamento pessoal, no esporte, dentre tantas outras atribuições.

  Tentamos abordar a Psicologia sob um ponto de vista mais técnico, dando a descrição da nossa opinião do que ela venha a ser como ciência e como profissão. Nosso conhecimento técnico, porém, ainda não tem profundidade suficiente para maiores detalhes. Então, tomamos, finalmente, a liberdade de expressarmos nossa visão como possíveis usuários, como indivíduos sociais e admiradores desta profissão.

O psicólogo possui conhecimentos que possibilitam a compreensão do que cada cliente/paciente expressa de maneira geral, seja nos gestos, nas expressões, no dito, e no não dito, por isso que a sua intervenção psicoterápica auxilia o usuário a promover equilíbrio emocional e ter melhores condições de lidar com suas dificuldades.

Entretanto, na prática, o trabalho do psicólogo não fica restrito à aplicação de técnicas e instrumentos. A eficácia da sua intervenção também se efetua pela qualidade da relação que estabelece com o paciente. As pessoas, em geral, vêem na figura do psicólogo, um ouvinte, alguém que está disposto a escutar seus problemas e angústias.

Enfim, a psicologia, tanto como ciência quanto como profissão, se pauta na busca pela compreensão do ser humano objetivando a promoção do bem estar psicológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário